O Literato Dente-de-leão surgiu da vontade coletiva de interagir com os leitores. Mas vamos começar pelo nome do nosso canal literário!
Taraxacum officinale (Asteraceae) é uma planta da mesma família das margaridas, gerânios e girassóis. Tem uma característica muito peculiar: suas sementes são adaptadas para dispersarem-se com o vento. É aquele famoso pompom que encontramos no campo, que, quando crianças, adorávamos soprar. Assim, o dente-de-leão foi escolhido como símbolo do nosso informativo literário – Literato Dente-de-leão – da mesma forma queremos que a literatura brasileira se espalhe como essas sementinhas por todos os lugares.
Literato Dente-de-leão também se opõe à mercantilização e elitização da Literatura. É um informativo de circulação livre e gratuita – tanto para leitores como para escritores. As edições estão disponíveis nesse site sem necessidade de senhas ou assinaturas para acesso ou leitura. Os escritores também são isentos de encargos ou taxas para terem seus textos publicados. É nossa contribuição para universalizar a Literatura, independentemente de classe social! Bora formar uma corrente de leitores!
Quem escreve para o Literato Dente-de-leão?
Os escritores que contribuem para o Literato são, geralmente, escritores independentes que têm ao menos uma obra publicada ou está em fase de publicação. Nossos colaboradores vêm de todos os cantos do Brasil e contemplam diversas linhas de produção literária (romances históricos, literatura espírita, romantasia, fantasia, autoajuda, dentre outros).
Quem monta as edições?
O corpo editorial é formado por Daiane Carrasco Chaves e Sérgio Fernandes. Ambos são os responsáveis pela criação e divulgação das pautas, revisão, diagramação e publicação da edição, bem como o gerenciamento das redes sociais.
Como é o processo editorial?
Quem vê a edição pronta nem imagina o quão complexo é o processo, que envolve várias etapas, tais como:
- criação e abertura da pauta: as edições seguem um fluxo contínuo, o que significa que enquanto uma é finalizada a próxima já está em planejamento. Assim, enquanto o processo de revisão e diagramação da edição do mês corrente está acontecendo, lançamos a pauta da edição do mês seguinte. Em um prazo de 10 dias, os escritores colaboradores escolham seus tópicos.
- rodadas de revisão: como em qualquer redação de jornal ou revista, um texto dificilmente sai das mãos do autor e vai diretamente para a publicação. Assim, o autor tem quinze a vinte dias para submeter o seu trabalho autoral para a revisão. É a parte mais demorada da construção da edição. É um exercício de escrita, de leitura, de reescrita, e muita troca de ideias. Sempre em prol da melhora do artigo com embasamento, argumento e com uma boa conclusão.
- produção da edição em PDF e Web: depois de todos os textos devidamente ajustados e revisados, é hora de montar o documento que vai gerar a edição. Esse processo demora em torno de dois a três dias.
- publicação: a edição é publicada no último dia de cada mês.
- divulgação nas redes sociais: os posts que irão para o ar são elaborados, legendas e músicas que acompanham estes posts também.
É uma maratona! Mas o resultado final compensa tudo!
Se você ainda não viu nossas edições, utilize os links abaixo, tem assunto para todos os gostos. Aproveite e baixe as edições em PDF, além de ler off-line pode compartilhar com amigos que gostam de boa leitura.